Resenha - A Agenda

Título: A Agenda
Autor: João Varella
Editora: Novo Conceito
Páginas: 235
Onde Encontrar: Skoob

Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...


Confesso que não esperava me surpreender tanto com a narrativa de João Varella tendo como referência para a leitura, somente a sinopse do livro, mas me surpreendi com a trama feita pelo autor e espero deixar você morrendo de vontade de aventurar-se neste drama/suspense!

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Sandra, uma mulher "madura" formada em publicidade e propaganda que trabalha como diretora de marketing na empresa Germano Thomas S.A.
Sandra é uma mulher muito solitária, tendo como fonte desta solidão a ida de sua filha para o exterior em busca de um trabalho bem remunerado e os inúmeros desastres amorosos.

"O poema da agenda, contudo, foi como um persistente vinho de má qualidade, que deixa seu gosto na boca por mais tempo que o desejado." - Pág. 113

O início e término rápido de uma relação amorosa com um professor de surf e com seu estagiário Felipe, merecem e têm destaque especial na narração, pois tais fiascos amorosos e decepções apresentam participações em inúmeros reflexos sobre as ações e acontecimentos futuros na vida de Sandra.

Em outro ponto da cidade se passa a história de um mendigo chamado Carrano, onde o mesmo tem como fonte financeira a venda de seus poemas durante a noite em bares situados na região onde mora com seu sobrinho Binho.

Em uma certa manhã indo para o trabalho, Sandra acaba esquecendo sua agenda onde estão anotados todos os seus compromissos mais sérios até mesmo as datas de suas aulas de Pilates, e é nesta manhã que a vida de Sandra e Carrano se cruzam.

"Para Carrano, escrever poesia era uma necessidade tão natural quanto a fome. Sandra aparentava ter vontade de comer. Mas comer o quê?" - Pág. 182

Durante o desaparecimento de sua agenda, Sandra se torna uma pessoa totalmente desorganizada, até que Carrano a encontra em meio aos seus pertences e devolve a mesma ao porteiro da Germano. A agenda retorna as mãos de Sandra, mas sua vida após abrí-la não será mais a mesma.

"Fazia semanas que Sandra não dormia com alguém só abraçada. Sentia que a conexão com Carrano ia além da carnal e estava sinceramente feliz com isso. Estava disposta a largar tudo pelo primeiro projeto em que acreditava de verdade em sua vida." - Pág. 209

E aí, vai deixar de ler 'A Agenda' e ficar na curiosidade de saber realmente o futuro não muito promissor de Sandra?! Espero que não, pois o livro é excelente, tendo como ponto positivo a leitura rápida (gastei um pouco mais de 3 horas na leitura) e a narrativa viciante de João Varella.
Gostaria imensamente de contar para você o final desta história, mas não posso! :)
A diagramação realizada no livro pela Editora Novo Conceito foi super interessante, onde no início de cada capítulo a página é preta no centro e amarelada nas laterais!
Leitura super recomendada, não abandone a oportunidade de leitura! Espero e quero ler mais livros deste autor nacional!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.

2 comentários

  1. Dri, terminei esse livro nessa semana e também amei! Me surpreendi, assim como você rs


    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o livro é realmente ótimo né?
      Eu fiquei super surpresa com o desenrolar da história e quero com certeza ler mais livros do autor!
      Você fez resenha?
      Beijos! :*

      Excluir