Resenha do Filme: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Sinopse - O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas se for baseado amplamente como o filme deve ser muito bom. O filme mostra a Segunda Guerra Mundial, e quando uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração.
Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade, mas que fica do outro lado da cerca, em um campo de concentração.
O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

15 comentários

  1. Eu já li o livro e assisti o filme e ambos são excelentes, e chorei nos dois haha.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser ótimo, quero ler logo!! Nunca vi o filme mas muita gente fala muito bem dele.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é ótimo Caíque.
      O livro ainda não sei, mais o pessoal tá falando que é fantástico!
      Obga!
      Beeijos!

      Excluir
  3. O filme foi uma ótima adaptação do livro que traz a inocência em meio ao período mais cruel da história.
    Li o livro primeiramente, e me emocionei com a escrita de John Boyne!
    Parabéns pelo Blog. Muito sucesso..
    Também comentei no meu blog sobre o filme, dê uma olhada..
    http://mariliatasso.blogspot.com/2012/01/o-menino-do-pijama-listrado.html
    bjoss..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela dica Adriana! Muito em breve pretendo ler O Menino do Pijama Listrado. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse livro, e o filme também é lindo. Acredita que chorei no livro E no filme haha...enfim, muito bom. Eu adoei seu blog também...obrigada pela visitinha lá no meu, e pelo comentário.
    Beijos!
    http://bookosfera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o filme e quero muito ler o livro. Estou com uns na "fila de espera" para ler, assim que terminá-los vou ver de comprar ele. Creio que o livro ainda seja melhor que o filme.
    Beijos.
    Tá rolando sorteio lá no blog, adoraria que você participasse.
    http://shakethisglitter.blogspot.com/2012/01/sorteio-marcos-argola.html

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, ja estou seguindo aqui também rs.
    Amei o blog, beijos (:

    http://blog-sundaedecereja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu ja li ele! É super envolvente!
    Já estou seguindo, espero que possa retribuir :)
    Ah! Tá rolando um sorteio de ADESIVOS DE PAREDE lindissimos!
    Confira lá! Um beeeijo ♥


    shoesandtears.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é bem legal, mas é um dos poucos que eu prefiro o filme. Na verdade eu detestava o Bruno no livro! sahusahusha' Ele era muito chato, no filme isso não ficou tão a amostra!
    Já estou seguindo! (:

    ResponderExcluir
  10. Eu achei muito legal esse livro!
    O livro quanto o filme são fantásticos.
    Obrigado por visitar o meu blog,
    já estou te seguindo!
    http://livros-diarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não vi o filme, mas já li o livro, e é simplesmente lindo!! Chorei mto kkk
    Um dos melhores livros q já li!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Como assim você não leu o livro? O.o Não que ele seja muito diferente do filme, mas nada como ler as emoções! *---*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Eu curti bastante ambos.
    Tanto o livro, quanto o filme, são muito bons!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir