Resenha - Seis Segundos de Atenção

Título: Seis Segundos de Atenção
Autor: Humberto Gessinger
Editora: Belas-Letras
Páginas: 168
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Belas-Letras

A única coisa que podemos fazer com o tempo é escolher o que fazer com ele. Na busca pela faísca da criação da sua arte, que ele persegue pelas noites como uma estrela guia, Humberto Gessinger nos mostra em seu novo livro de crônicas que fazer um segundo valer a pena leva tempo. Um tempo que, às vezes, não queremos ter. Um tempo que não podemos parar nem fazer andar mais rápido. Não é tão fácil quanto parece encontrar um instante mágico, o centro da nossa originalidade, do nosso talento, e manter a conexão com ele. Leva mais do que 600 anos de estudo. Leva 6 segundos de atenção.


Não sei se ao lerem 'Humberto Gessinger' a mente de vocês assimilaram o nome a uma de minhas bandas preferidas, cuja à qual, o mesmo é ex-vocalista - 'Engenheiros do Hawaii'.

"Nem tudo é chato pra caralho, é claro. Dizer "tudo" é morrer. O mantra ajuda a chegar às coisas que nunca são chatas pra caralho: um par de olhos, um pôr do sol..." - Pág. 49

Atualmente o mesmo em carreira solo, está lançando o seu quinto livro. 'Seis Segundos de Atenção', tem o título retirado de um pequeno trecho de uma das músicas de sua antiga banda - 'Pra Entender'.

"A única coisa que podemos fazer com o tempo é escolher o que fazer com ele (cuidado: estaremos também escolhendo o que não fazer!) Mostre-me alguém que reclama não ter tempo pra nada e te mostrarei alguém que pensa ter tempo para tudo. Querer agarrar o mundo com as mãos é a melhor receita para ficar de mãos vazias." - Págs. 20 e 21

Antes da publicação oficial do livro, algumas crônicas foram publicadas em seu blog 'BloGessinger', segundo o ex-vocalista e agora cronista, as postagens em seu blog foram como se o mesmo estivesse apenas 'pensando alto'.

"Atalhos, às vezes, só aumentam a distância." - Pág. 138

'Seis Segundos de Atenção' foi um dos primeiros livros de Gessinger que li, e simplesmente me encantei com a escrita dele, afinal, não seria diferente tendo como referência as infinitas músicas mais que descritivas, não é mesmo?!

"Tenho certa intimidade com elas, uma vida em comum. Acho que não ficarão melindradas se eu fizer uma confidência. Estou falando das palavras e do fato, cada vez mais frequente, de serem insuficientes para expressar algumas - ahn... qual seria a palavra? - coisas, sentimentos." - Pág. 87

Nos intervalos entre uma crônica e outra, encontramos músicas compostas por Gessinger e interpretadas por Duca Leindecker, Bebeto Alves, Rogério Flausino, Rodrigo Tavares e Dinho (Capital Inicial). Fiquei boquiaberta ao ver que uma (entre cetenas) de minhas músicas preferidas do Jota Quest - Tudo Esta Parado -  foi composta por Gessinger.

"Faz parte. O fim pode chegar para o próprio universo que - dizem - se contrai e expande. Só o amor - sinto - tem sempre e para sempre terá o tamanho exato. Como o fole da sanfona, que abre e fecha e está sempre no tamanho certo. Soando acordes maiores ou menores, mas sempre do tamanho certo." - Pág. 159

O trabalho desempenhado na edição do livro é incrível, as páginas são em papel couché e são intercaladas em páginas pretas e páginas brancas dando a impressão de que ele quis colocar tudo 'preto no branco', a fonte é em tamanho normal e a capa por si só, já é como um autógrafo do ídolo, a imagem de Gessinger contra a luz em fundo preto, ficou diferente de qualquer capa vista atualmente! :)
Leitura recomendadíssima, vocês irão se encantar e se encontrar, assim como eu, nas inúmeras crônicas publicadas.


- Este livro foi uma cortesia da Editora Belas-Letras.

4 comentários

  1. Dri, eu gostaria muito de ler o livro dele! Traz várias reflexões!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, você vai adorar! Eu fiquei totalmente inspirada pelo amor dele para com a esposa, super lindo! <3
      Super recomendo a leitura!

      Beijos e volte sempre! :*

      Excluir
  2. Oi Dri, parece ser livro bom e que fica na memória pra sempre.
    Eu já estou seguindo o blog, estou apaixonada pelo conteúdo e por esse layout. PERFECT!
    Beijos, Ariane

    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariane!
      É um ótimo livro sim e com certeza será lembrado! Recomendo a leitura e tenho plena certeza de que não irá se arrepender! :)
      Obrigada pelo elogio quanto ao layout, mas em breve ele não será mais o mesmo, espero que fique mais lindo e que goste também!
      Beijos!
      :*

      Excluir