Resenha - Paixão e Liberdade

Título: Paixão e Liberdade
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novos Talentos
Páginas: 178
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Novos Talentos

Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha.


A história é narrada em 1ª pessoa, o que instiga ainda mais a leitura, pois pode-se vivenciar 'realmente' os acontecimento envolvendo Isabel, uma personagem que me encantou desde o início... Tanto pelo jeito espontâneo, carinhoso e corajoso de expor as idéias, como o de vivê-las!

Ela sofre muito, desde o início de seu relacionamento com João Antônio, pois sua família não aceita o amor que resolveram dividir e viver juntos. Se casam mesmo contra a vontade de seus familiares e infelizmente após algum tempo, Isabel sofre com a morte de  João Antônio, sendo o mesmo pai de sua filha Sara.

Logo após a morte de seu marido, ela reencontra sua melhor e 'desaparecida' amiga Camila, onde ambas vão viver juntas momentos de desabafos sufocados pelo tempo, relacionamentos fracassados, solidão, medo e incertezas.

Isabel se apaixonada por Maurício (um homem comprometido) em meio aos seus altos e baixos, casando-se com o mesmo após alguns meses e Camila vive um relacionamento oculto com Sr, Richard, chefe da empresa BWCC.

"Sr. Richard não disse nada. Deu um murro na mesa e tomou Camila violentamente para si, arrancando-lhe as roupas, enquanto ela o beijava com fervor, caindo sobre o tapete oriental que recebia com requinte os visitantes. Mas ele, sem beijá-la, penetrou-a com fúria." - Pág. 63

Isabel vivencia junto com o novo marido o falecimento de seu sogro e o fim de mais um de seus  relacionamentos e Camila não se vê mais sendo amante e trabalhando para Sr. Richard, após descobrir e até mesmo facilitar maldades praticadas pelo mesmo.

"A perda do entusiasmo é desesperadora. A vida para aquele que perdeu o entusiasmo não é nada mais do que nascer, crescer, amadurecer, envelhecer e morrer. A vida não é nada mais do que um ciclo. Um ciclo sem futuro." - Pág. 41

Ambas vão vivendo juntas sentimentos adormecidos pelo tempo, relacionando-se e lutando por novos amores e paixões.
Isabel se envolve com um antigo amor de faculdade João Rodrigo, após não ser compreendida e aceita pelo misterioso professor de línguas e escultor Fabrízio.

"(...) incapaz de compreender sentimentos que queriam tornar-se palavras? - respirei.
- Sinto amor por você." - Pág. 72

Camila muda totalmente de profissão e de país, procurando um novo recomeço,  onde conhece e casa-se com Nathan.

"- Existe um mistério em tudo isso, Camila. O mistério da perda das funções vitais: em um momento apenas, tudo para. Nós vivemos no limiar. Cada parto é um limiar entre a respiração e o silêncio. A alegria e a dor. A esperança e o medo. (...)" - Pág. 117

"Escrever é fazer uma síntese da grandiosidade do mar num grão de sal e, ainda assim, esperar ser compreendido." - Pág. 45

Ambas desenvolvem-se, descobrem habilidades e profissões que jamais imaginavam trabalhar, como a arte de escrever e até mesmo tornar-se parteira do outro lado do mundo. Vindo junto com estas novas descobertas, novos medos e incertezas... permitindo que o destino coloque-as juntas novamente para descobrirem juntas uma válvula de escape.

O livro me impressionou muito, tanto pela escrita fascinante da autora quanto pelo final imprevisível. É um livro que lhe prende desde a primeira página até a última, pois as histórias envolvendo Isabel e Camila vão muito mais do que se possa imaginar.
Um romance encantador que vale muito a pena ser lido! Mega recomendado!


- Este livro foi uma cortesia da Autora Parceira: Flávia Cristina Simonelli.

4 comentários

  1. Parece ser um livro lindo demais, mas parece com muitos que eu já li. Parece muito próximo a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Capa simples mais linda Dri *---*, sua resenha detalhou tanta coiosa que me apaixonei pela história rsrsrs, a sinopse me conquistou e apesar de ser curto parece ter uma história beem bacana ;D , bjooos ;****

    ResponderExcluir
  3. Justamente o livro que estou lendo. Estou levando em conta o seu espetacular, porque até agora estou gostando muito.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Tenho este livro mas ainda não o li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir