Resenha - Fator Nerd

Título: Fator Nerd
Autor: Andy Robb
Editora: Galerinha
Páginas: 303
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Galera Record

Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve. Principalmente se o terreno inexplorado for a linda gótica transferida para a escola de Archie. Aos 14 anos, tudo o que esse nerd assumido quer é transcender. Leia-se abandonar as sextas-feiras perdidas em Noites de Jogo com os amigos Ravi, Beggs e Matt e se entregar aos prazeres mais mundanos com Sarah. Mas há alguns orcs o separando de seu Um Anel. E, pelo visto, nenhum inseto radioativo está disponível para transformá-lo num super-herói. Arch pode contar apenas com seu MI e seu ME. O problema é que seu Monólogo Interior é seu maior crítico, enquanto seu Monólogo Exterior apenas bombeia sangue para seu rosto e bloqueia todos os sistemas diante de uma ameaça Klingon. Quando o problema é o Darth de plantão, Jason Humphries... não há Yoda que resista. E o cara parece ter decidido que Sarah será a Jane de seu Thor, a Lorelei de seu Namor ou, quem sabe, a Mary Jane de seu Aranha. Então, Archie resolve trazer para a vida real suas habilidades como Mestre de RPG. E transformar a própria realidade. Com ajuda de muitos livros e um ego reformulado! Tudo bem... Talvez seu novo Eu Psíquico tenha um estranho sotaque americano e queira comungar com o Universo, seu padrasto seja um Imbecil de marca maior, seus únicos amigos se recusem a acompanhá-lo nessa jornada de autoconhecimento e suas noites sejam atacadas por um estranho e recorrente Sonho. Mas ele vai conseguir! Afinal, nas palavras mais bela das elfas, "até mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso do destino". 


'Contatos Imediatos do 1º Amor' é o primeiro livro lançado no Brasil - pela Galera Record - da série Geekhood, escrito pelo autor Andy Robb
Me encantei logo de cara pelo livro, levando em conta a capa super linda (com verniz localizado: nos bonequinhos e nas letras) e o título, afinal quem não se considera um pouco Nerd?!

Logo após atualizar no skoob que havia lido o livro, adivinhem quem me enviou um tweet?! O autor Andy Robb, isso mesmo! Eu quase cai dura no chão! rs...


Mas após a euforia, vamos prosseguir! rs... :D
Archie é um adolescente de 14 anos - caracterizado como um nerd, pois o mesmo se considera um 'Mago Nível 5' do mundo do RPG - que não está vivendo um de seus melhores momentos da vida - mudança de rotina, pais separados (pai ausente), famílias sendo reconstruídas, mãe companheira para todas as horas mas que encontrou pelo caminho um namorado chato.

"Em outro mundo, sou um Mago Nível 5, capaz de invocar um exército de mortos-vivos para fazer o que mando. Neste aqui, sou um nerd com tanta chance de enfrentar esses imbecis quanto um peido de enfrentar um furacão." - Pág. 46

Apesar dos acontecimentos, Archie sempre apresentou-se como um garoto diferente dos demais, ele tem como hobby o fascínio por pintar miniaturas de personagens de fantasia e jogar RPG com seus melhores amigos (Matt, Ravi e Beggsy), durante a noite, em um bar super popular da cidade. Mas é em uma noite igual a todas as outras (ou não), que ele é pego de surpresa ao conhecer Sarah - uma garota gótica que o deixa completamente em êxtase e que pretende mudar completamente o rumo de sua vida.

"MI: Três horas até o lançamento.
E então me dou conta: em três horas, uma garota vai estar na minha casa.
MI: E ela é linda.
E ela é linda!
MI: E você gosta dela.
E gosto dela!
MI: Puta merda." - Pág. 126

Archie fica disposto a deixar de lado todos os seus hábitos, ou melhor, suas paixões nerds - até mesmo a de jogar com seus amigos - afinal, garotos nerds não têm oportunidades com garotas lindas como Sarah. Até ele descobrir o contrário.

"Conto tudo a ela: sobre Tony, o divórcio, a mudança de cidade de meu pai, o quanto amo minha mãe, como sou nerd, como sou fraco, como não converso de verdade com ninguém, meu MI, a Gárgula, o Sonho; sai tudo numa grande, bagunçada, melequenta, e chorosa confusão. E em seguida me calo, exausto, atormentado apenas pela tremedeira e pelos suspiros lacrimosos. Nem percebo os braços de Sarah à minha volta até ter conseguido recuperar um pouco de controle sobre os espasmos em meus pulmões." - Pág. 179

Tenho que confessar que independente de já ter lido e ouvido críticas sobre a construção de enredo criado por Andy, é realmente digno ressaltar que o mesmo foi muito bem elaborado - ainda mais por termos Archie narrando toda história (primeira pessoa) - ele nos apresentar durante a narrativa, as idas e vindas das discussões ocasionadas pelo MI (monólogo interno), ME (monólogo externo) e do EP (eu, psíquico), fazendo com que os mesmos deem um ar engraçado e dinâmico entre as cenas vivenciadas pelo personagem, durante a leitura.

Leitura recomendada e FAVORITADA! :)
Tenho certeza que irão se deliciar com a história, afinal, de Nerd todo mundo tem um pouco!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Galera Record.

6 comentários

  1. Hahah, gostei quando você disse que de "nerd todo mundo tem um pouco". Com certeza vou gostar desse livro, e a sua "favoritação" me deixou com mais vontade ainda! Ah, e nem sabia que o autor era brasileiro.

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!
      Obrigada pela visitinha e realmente você não irá se arrepender quanto a leitura! :)
      E claro, de nerd todos nós temos um pouco, afinal eu tenho uma paixão excessiva por livros e você?!
      Ah, o autor não é brasileiro, os tweets que apareceram traduzidos... Ele mora em uma casa-barco no Rio Tâmisa, no sul da Inglaterra.
      Beijos! :*
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Alice!
      Tudo bem?
      Lhe indico a leitura, você vai se encantar ainda mais pela narrativa do autor! Leia e depois me conte!
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Obrigado por um comentário tão pensativo! Estou tão feliz que você tenha gostado! Espero que você aproveite o segundo livro tanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andy Robb!
      Fiquei surpresa com o seus tweets e estou ainda mais surpresa por ter comentado a resenha aqui no meu blog! Estou em êxtase! Quase cai dura no chão após ler o seu elogio!
      Tenho certeza que irei amar o segundo livro, ansiosa!
      Beijos e mais uma vez obrigada pelo reconhecimento! :)
      Volte sempre que quiser!

      Excluir