Resenha - O Projeto Rosie

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 316
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Grupo Editorial Record

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.


O que dizer sobre Don Tillman?! Um professor/pesquisador de genética, incrivelmente bonito, musculoso e inteligente! Ou seja, o esteriótipo de homem, que qualquer mulher gostaria de ter por perto ou ao lado... ou não! Pois Don apresenta características metódicas e 'mania' de organização exacerbada!

"Durante o jantar, ela fez uma declaração incrível:
- Don, você daria um marido maravilhoso." - Pág. 22

Embora seja o modelo ideal (ou não) para ter-se como namorado, o mesmo apresenta um histórico pregresso não muito promissor com às mulheres! Por encontrar-se na meia idade e por nunca ter namorado, ele finalmente decide ir à busca de uma esposa ideal, usando um método não muito convencional: análise de respostas à um questionário.

Durante tal pesquisa de campo, por uma simples ironia do destino ele conhece Rosie - uma garçonete desorganizada, vegetaria, fumante e que não tem o hábito de praticar atividade física diariamente - que não é o esteriótipo ideal para Don, ela apresenta características e hábitos que fariam dela, uma candidata inadequada na seleção!

Mas sem perceber, Don envolve-se com Rosie de uma forma que nem mesmo ele poderia prever. A personagem muda completamente a vida de Don, agindo naturalmente e sendo ela mesma.

" - Posso recomendar leituras complementares de estiver interessada. Você parece bastante inteligente para uma garçonete.
- Nossa, os elogios não param. " - Pág. 73

Além de empenhar-se no 'Projeto Esposa', ele cria o 'Projeto Pai', projeto fundamentado na história contada por Rosie no primeiro encontro, a mãe da mesma contou-lhe antes de morrer que engravidou dela em sua festa de formatura e que seu pai era um médico. Como Rosie não tem ninguém além de si mesma, Don como professor de genética usará de seus conhecimentos para descobrir a identidade de seu pai.

O livro simplesmente encantou-me, ainda mais por tratar de um assunto que foi estudado e vivenciado por mim na minha graduação em Enfermagem, e está sendo abordado atualmente pelo Dr. Drauzio Varella no 'Fantástico': O Autismo! Queria contar mais para você sobre a história fantástica criada por Graeme Simsion, mas infelizmente não posso!
Leia o livro! Leitura mais que recomendada, ainda mais se quiser conhecer mais sobre os hábitos de um autista extremamente inteligente!


- Este livro foi uma cortesia do Grupo Editorial Record.

4 comentários

  1. Dri, eu já estava doidinha para ler este livro e agora estou mais ainda. Acho que vou me diverti bastante com a história :)


    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Tenho certeza que não irá se arrepender, a história é incrível! ;D
      Beijos! :*

      Excluir
  2. Eu já vi este livro em tantos blogs que a ansiedade está me matando. kk Quero este livroo! ;33

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura super recomendada Hayanne, a história é incrível... Vale a pena se aventurar! :D
      Beijos! :*

      Excluir