Páginas

10 julho 2013

[Lançamentos] Editora Idea

Título: Queremos Saber!
Editora: Idea
Páginas: 480
Ano: 2013

Acompanhar o noticiário científico, captar nele os seus pontos essenciais e explicar, em linguagem coloquial, onde e como essas descobertas afetam a vida da população, hoje é privilégio para poucos especialistas.
Na última década, por exemplo, uma série de palavras e termos povoaram nosso dia a dia: DNA, bactérias, HIV, Dengue, nanotecnologia, genoma e transgênicos, entre outros. No entanto, entusiastas da ciência e curiosos afins acabam encontrando dificuldades para pesquisar e aprender sobre os temas, sem a certeza de beberem de fontes confiáveis.
É nesse clima que surge “Queremos Saber!”, o primeiro livro não científico de Alberto Consolaro, cientista, patologista, professor universitário e jornalista.  Sucesso nas prateleiras das obras acadêmicas, Consolaro estreia na literatura coloquial com uma obra que é a compilação de seus 100 primeiros artigos no caderno de Ciência do Jornal da Cidade, de Bauru.

Derrubar as barreiras de linguagem e entendimento entre a ciência e a comunidade é o objetivo declarado dessa obra, que se oferece na forma de almanaque e vem prefaciada por ninguém menos que Gilberto Gil. São 100 crônicas, com os mais diversos temas e escritas em uma linguagem leve e convidativa, e como uma boa pitada de senso de humor. Um verdadeiro guia para curiosos que vai dar o que falar nas livrarias em 2013.

Título: Testemunho dos Deuses
Editora: Idea
Páginas: 224
Ano: 2013

Em sua nova obra, Däniken dedica-se a desarmar a argumentação contrária à sua tese de que os deuses descritos nas civilizações antigas são, na verdade, alienígenas. Para isso, ele lança mão de seu vasto acervo fotográfico e analisa a herança visual do mundo antigo, atribuindo sua criação e utilização a seres extraterrestres. São os chamados “Arquivos de Däniken” !
O autor debate sobre alguns pontos comuns dos símbolos e estruturas encontrados nos quatro cantos do mundo. Além de serem muito parecidos – feitos há milhares de quilômetros um do outro em uma época em que não havia comunicação instantânea –, seriam de execução improvável para as civilizações antigas.
“Testemunho dos Deuses” faz justiça ao nome e deixa para a civilização pós-moderna, os depoimentos de povos avançados que Däniken acredita terem visitado a Terra em um passado remoto e colaborado decisivamente com a sua configuração contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário