Resenha - Para Todos os Amores Errados

Título: Para Todos os Amores Errados
Autora: Clarissa Corrêa
Páginas: 176
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Gutenberg

Com um texto que, segundo Pedro Bial, "fala de amor com clareza e despudor, baixando as calcinhas dos homens e mostrando a cueca das mulheres", Clarissa Corrêa lança 'Para todos os amores errados' no dia 20 de abril em Porto Alegre. O amor é o sentimento mais indefinível e intenso que pode ser vivido. Profundo ou superficial, complexo ou simples, verdadeiro ou passageiro, ele atinge e muda tudo sem precedentes. Porém, momentos de pura paixão também podem ser dramáticos e dolorosos, quando dois corações não conseguem se entender. Em Para todos os amores errados, lançamento da Editora Gutenberg, a redatora publicitária e blogueira Clarissa Corrêa escreve sobre as desilusões de um romance avassalador. Famosa por ter um de seus textos lido ao vivo por Pedro Bial, no programa Big Brother Brasil, Clarissa é certeira, indo direto ao ponto por meio de relatos sinceros, que recheiam o livro e dão uma pitada diferente no modo de pensar o amor. Entre os altos e baixos do fim de uma relação amorosa, a história é contada e sentida a partir de desabafos escritos em primeira pessoa, os quais, segundo prefácio assinado por Pedro Bial, “baixa a calcinha dos homens e mostra a cueca das mulheres”. Cheio de citações a personalidades do cotidiano atual, o texto adquire um tom de veracidade e aproximação a cada página, criando uma intimidade até mesmo cômica com que já sentiu ou passou pela mesma situação, em que o amar e ser amado não é responsabilidade de um só. Registrando todas as fases de um rompimento, a protagonista chora, se arrepende, fica aliviada, triste de novo, sente saudades, tem muita raiva, volta a amar o mesmo amor, se encontra e se desencontra várias vezes. Chega à etapa de se entender e respeitar, para poder, quem sabe, voltar a amar. Escreve crônicas e poemas que expressam seus sentimentos. Conta os detalhes da traumática separação, classifica os tipos de homem e declara independência. Partindo de uma forma mais caótica de se expressar até chegar o mais próximo da razão, o amor e todos os seus obstáculos são a força que alimenta a narrativa. Sem medo de se expor ou ser julgada, a protagonista de Para todos os amores errados é um reflexo da mulher contemporânea que, ao mesmo tempo em que se permite amar, não tem medo de falar e gritar aos sete ventos que uma paixão também pode dar errado.


Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a blogueira e escrita Clarissa Corrêa, ou até mesmo, ter lido alguns textos ou trechos desta DIVA no facebook ou em algum quote de blogueira(o) por ai!

"A propósito, te agradeço. Não por ter me magoado e ido embora como se nada tivesse acontecido, mas por ter me ensinado a ser mais forte. E menos tola." - Pág. 24

Mas... Se ainda não ouviu, não tenha lido ou não conheça a autora, vou lhe apresentar bons motivos para ler e se encantar com a escrita da blogueira, apaixonada, amiga, encantadora e escritora à qual, até Pedro Bial se rendeu!!

"Após procurar (sem sucesso) palavras bonitas para te escrever, descobri que o que existe de mais bonito para te oferecer não são palavras. E sim o que eu tenho de melhor (e pior) em mim. Procurei palavras, mas só consegui dar vazão ao que um peito receoso e cauteloso (talvez por ter ficado cara a cara com o precipício) tinha a dizer. Espero que você seja o céu azul." - Pág. 44

Tive a oportunidade de ler um dos livros da DIVA, 'Por Todos os Amores Errados' cedido em parceria com a Editora Gutenberg e simplesmente me surpreendi com a escrita da mesma. Tinha por opinião própria de que o método de narrativa dela seria 'parecido' com o de Tati Bernardi, mais estava completamente enganada!

Clarissa Corrêa diferentemente de Tati Bernardi (que utilizada de um pouco de sarcasmo em seus textos) consegue traduzir em poucas linhas sentimentos e sensações de nós mulheres, como nenhuma outra... Como disse Pedro Bial: "Clarissa fala de amor com clareza e despudor, baixando as calcinhas dos homens e mostrando as cuecas das mulheres. Afinal, amor não tem sexo, por mais paradoxal que isso pareça."

Durante a leitura deparei-me com versos soltos em estrofes, à textos super bem elaborados e conflitantes, descrevendo amores que vivemos, garotos comuns e um amor transbordante que ainda existe(m) neste mundo maluco de hoje, presente em cada um de nós!

"One more time: atitudes valem mais do que duas mil palavras. E alguns olhares valem mais que quinhentas declarações de amor." - Pág. 50

Clarissa demonstra em cada palavra, com uma clareza e leveza características dela, como é tamanha a necessidade seja de palavras, atitudes, carinho ou até mesmo de se doar inteiramente e sem limitações ao AMOR! Ela coloca em foco situações cotidianas de relacionamentos que duram dias, meses ou até anos... Casais que como ela, lutaram e tentaram até o último instante, serem felizes e dividirem tal amor juntos.

" Nem sempre as coisas saem como esperamos, eu sei. Mas acho que o que move as pessoas é o sentimento. Problemão? Fato inesperado? Se gosta de mim, tenha a absoluta certeza de que estarei ao seu lado, pro que der e vier. Pelo menos nós tentamos. Pior vai ser deixarmos o tempo passar e bater o arrependimento. Por favor, pense bem antes de jogar parte de mim (parte sua?) no lixo." - Pág. 63

Particularmente 'já nasci' falando e cantando sobre amor, tornando-me então suspeita para descrever o que realmente Clarissa trás e trata em seus textos! Mas não tenha dúvidas de que este livro foi publicado para ser lido e relido sempre, seja em qual momento você se encontrar!

"Sem apertar o interfone, nem nada. E a imagem que vem de você é aquela, daquela sua foto que eu acho linda. Que tem o desgraçado do sorriso lindo. Que tem você. E que, acredite, tem uma parte de mim." - Pág. 56

O trabalho realizado pela Gutenberg foi incrível, tanto pela capa que demonstra um aspecto amadeirado quanto pela diagramação fofa realizada nos títulos de cada texto!


Marquei provavelmente mais de 30 quotes no livro, mas ficaria super carregado postá-los todos durante a resenha, durante a semana estarei publicando-os na coluna 'Um Poeta Citou...', não deixe de conferir.
Gostaria de agradecer imensamente a editora, por ter dado-me a oportunidade de encontrar-me em Clarissa, pois é indescritível a sensação de me identificar totalmente dentro de tantas palavras soltas!
Encontre-se você também!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Gutenberg.

13 comentários

  1. Apesar de eu ter sorteado um livro da autora recentemente lá no Balaio, nunca tive o prazer de ler algo da Clarissa, morro de vontade, no facebook ela faz o maior sucesso.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaioselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca a oportunidade de ler Clarissa flor! Tenho certeza que não irá se arrepender! :D
      Realmente, no facebook ela faz o maior sucesso!
      Link de um blog que divulga tudinho sobre os textos dela, dá uma conferida depois! -http://clarissacorrea.tumblr.com/

      Beijos e sucesso com o seu blog! :*

      Excluir
  2. Ainda não tive chance de ler nada da Clarissa, mas depois de tão bem resenhado esse livro me motivei a ler. Não é segredo para ninguém que tenho um pé atrás com livros nacionais.
    Mas ainda assim esse conseguiu me chamar a atenção.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha Shara! Muito obrigada mesmo! :D
      Eu também tinha um super pé atrás com literatura nacional, mais posso lhe confirmar que ando me surpreendendo muito com alguns livros e autores(as)! Super recomendo Clarissa!
      Não deixe de ler!

      Beijos e mais uma vez, obrigada! :*

      Excluir
  3. Não conhecia essa trama.
    Mandei um e-mail, vc recebeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo a leitura flor!
      Não recebi nada flor, poderia me mandar de novo?
      adri-mr@hotmail.com

      Beijos! :*

      Excluir
    2. Mandei de novo, verifica se chegou.
      Obrigada!
      Bjo!

      Excluir
  4. Eu também nunca tive a oportunidade de ler nada dela
    pra falar a verdade nunca ouvi fala dela mais gostei muito da resenha e despertou a minha curiosidade !1

    bjs *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo Clarissa para as(os) desconhecidas(os) sobre ela, adorei e me encantei demais com a escrita dela!
      :D

      Beijos e obrigada pelo elogio quanto a resenha flor!
      :*

      Excluir
  5. Nossa !
    Nunca li nada da Clarissa , mas com sua resenha eu me interessei ao máximo pra ler . Mesmo !
    Beijos .
    Ranna - Sonhos na Estante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ranna, fico feliz que tenha se interessado por Clarissa através da minha resenha! Realmente ela é encantadora e viciante!
      Mega recomendada a leitura!
      Beijos e obrigada! *-*

      Excluir
  6. Oi,Dri!
    Sempre a companhei e apreciei o trabalho da Clarissa. Sou aquele tipo de fã que passa horas procurando os seus textos. Faz tempo que vi esse livro na livraria e fiquei morrendo de vontade de adquiri-lo, mas o preço era bem salgado e por isso não consegui levá-lo para casa. Fiquei aqui imaginando o quanto esse livro deve ser maravilhoso. Também sou uma eterna romântica,e acredito que vou amar cada linha desse livro.
    Sua resenha tá linda!!
    Bjs! Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda!
      Somos duas pessoas distintas que compartilhamos do mesmo 'gosto' por DIVAS (como Clarissa), que nos definam sejam em textos ou apenas palavras!
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha flor! Realizei com o maior carinho possível!
      Beijos! *-*

      Excluir