Resenha - Nada

Título: Nada
Autora: Janne Teller
Páginas: 128
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Grupo Editorial Record


“Nada importa.” 
“Você começa a morrer no instante em que nasce.” 
Pierre Anthon está no sétimo ano e tem certeza de que nada importa na vida. Por isso, passa os dias sobre os galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. No entanto, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas decidem fazer uma pilha de objetos dotados de significado, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado. Mas aos poucos a pilha se torna um monumento mórbido, colocando em xeque a fé e a inocência da juventude.


Indiscutivelmente fantástico, perturbador e macabro! Seria exatamente tais palavras à definirem o livro NADA!

Um livro que desafia qualquer mente sã, que disponha-se a encontrar e entender o mundo pelo olhar de Pierre Anthon e seus amigos!
Com o retorno das aulas, após um longo mês de férias na cidade de Taering, o jovem Pierre Anthon descobre para si mesmo que nada na vida importa colocando em confronto e em total dúvida tudo o que seus amigos de classe acreditam.

Após plantar inúmeras dúvidas na mente de seus colegas de classe, Pierre Anthon decide abandonar a escola e tudo mais que 'importa' para passar o restante de seus dias proferindo palavras de extrema desilusão, jogando ameixeiras e sementes -de uma Ameixeira situada no quintal de sua casa- em seus amigos de classe, onde por todos os dias os mesmos passam pela rua onde a árvore está situada para dirigirem-se a escola.

"E então descobrirá que a fama e o grande mundo estão fora de você e que você está vazia por dentro e que, aconteça o que acontecer, isso nunca vai mudar." - Pág. 21

Durante inúmeras conversas e encontros, os amigos de Pierre decidem criar uma pilha de significados para simbolizar e mostrar à ele que sim... Na vida TUDO IMPORTA... Seja esta pilha composta por singelos tamancos verdes à um dedo indicador!

"... então, um calafrio percorreu meu corpo enquanto eu pensava em quantas pessoas diferentes podem haver dentro de uma só pessoa." - Pág. 85

A história é narrada em primeira pessoa - pela personagem Agnes - uma das jovens que compõe o grupo de adolescentes que com a montagem desta pilha de significados, não mudará apenas a vida deles e de Pierre, mas de toda a cidade!

"Foi o "etc." que nos ofendeu. Como se pudessem reduzir o significado a um "etc.". - Pág. 89

Coisas inacreditáveis e até mesmo surreais envolvem a trama criada pela autora Janne Teller,  e se ficou com uma pontinha de curiosidade para desvendar atitudes macabras que envolvem este romance, então não deixe e muito menos perca a oportunidade de leitura!
Foi meu primeiro de muitos livros que lerei da autora! Leitura RECOMENDADÍSSIMA!
Gostaria de agradecer em especial, ao Vitor do Grupo Editorial Record, pela indicação do lançamento... Gostei demais!


- Este livro foi uma cortesia do Grupo Editorial Record.

6 comentários

  1. Não imaginei que esse livro fosse tão bom quando li a sinopse.
    Sua resenha me deixou curiosa :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava uma narrativa totalmente diferente do que encontrei!
      Fiquei surpresa e encantada!
      Super recomendo a leitura para matar a sua curiosidade flor!

      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Oi,Dri!
    Ah!!Fiquei muito feliz de relembrar cada detalhe dessa história incrível. Como você bem disse, esse é o tipo de livro que deixa qualquer mente sã fora de si. Eu também amei esse livro. Entrou sem sombras de dúvidas para a lista dos melhores livros lançados do ano. Adorei!
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso Zilda, é simplesmente um livro incrível mesmo! ;D
      Ele também está na minha lista de favoritos e super indico ele de olhos fechados!
      Obrigada flor!
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Gostei bastante só não imaginei pela resenha que poderia ser um romance.
    Não conheço a autora, mas é uma boa dica de livro. Confesso que fiquei curiosa para saber o que aconteceu e como essas situações macabras surgiram. E claro, se são resolvidas.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gênero literário especificado no livro é romance Shara, mais ele vai muito além disso!
      Eu também não conhecia a autora e me encantei demais com a escrita dela, super lhe indico a leitura... Mate sua curiosidade! rs...
      Beijos! :*

      Excluir