Resenha - As Violetas de Março

Título: As Violetas de Março
Autora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 302
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Editora Novo Conceito

Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar.
Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta.
Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história.
Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.


Narrado em primeira pessoa 'As Violetas de Março' apresenta-nos a história de Emily Wilson, onde tal personagem me arrancou longos suspiros, me deixou em completa paixão e também com uma ressaca literária daquelas!

Emily Wilson é uma gloriosa e consagrada escritora literária, que se vê sem qualquer perspectiva para seguir escrevendo, surpreendida pela traição e o fim de seu casamento com Joel! Buscando assim, com a sugestão de sua melhor amiga Annabelle, um  novo recomeço longe de Nova York, deixando família, amigos e sonhos para "se encontrar" na ilha de Bainbridge onde mora sua tia-avó Bee!

"Dê-nos um final feliz, Joel, sussurrei em pensamento enquanto corria o dedo ao longo do envelope. Ele ainda me ama. Ele ainda sente alguma coisa." - Pág. 25

"Emily,
A ilha tem toda uma maneira de chamar alguém de volta quando é hora. Venha para casa. Sinto saudades de você, querida.
Com todo meu amor, 
Bee " - Pág. 26

Tia-avó Bee sempre teve uma boa relação com Emily e vice-versa, mas a pequena sobrinha cresceu e  resolveu içar voos mais altos na cidade grande, esquecendo um pouco da pequena ilha onde passou a maior parte de sua infância.

Com retorno a Bainbrigde, Emily  é colocada diante de um antigo amor de verão (Greg) e de um novo amor (Jack), cujo qual não tem total aprovação de sua tia-avó... A mesma conhece Evelyn - a melhor amiga de sua tia - que dará pistas para o desenrolar dos segredos adormecidos e presenciados pela ilha, ela e Bee.

Mas acompanhada de amores atuais, a escritora é surpreendida com o encontro de um diário antigo (do ano de 1943) no quarto onde está hospedada na casa de sua tia, colocando-se a conhecer a história misteriosa de amor contida em cada página, percebendo que amores antigos podem ser mais atuais do que se possa imaginar!

"Eu tinha certeza de que isso significava que ele me amava e que iríamos nos casar um dia. Estava tão certa disso, na verdade, que rabisquei "Emily + Greg = amor" com um clipe de papel na parte de trás do dispensador de papel toalha, no banheiro das mulheres no mercado." - Pág. 50

"Jack me segurou perto, tão perto que pude sentir sua respiração em meu pescoço e a firmeza dos músculos de suas costas. Ele deixou seus lábios roçarem minha testa, enquanto nossos corpos balançavam ao som da música." - Pág. 112 

"Quando fechei meus olhos, pensei em Bee. É preciso conhecer o amor e aflição para escrever daquele modo." - Pág. 67

"Abri o meu e fitei fixamente as palavras: "Você vai encontrar o amor verdadeiro no presente, olhando para o passado."
- O que o seu diz? - Greg perguntou." - Pág. 156 

Diante da história de amor apresentada e protagonizada por Esther e Elliot, no diário antigo,  Emily se vê cada vez mais disposta a descobrir o final  de - e afinal quem eram - tais personagens separados pelo destino e segredos adormecidos por Bee e por sua família!

No meio de tantos acontecimentos Emily encontra-se novamente inspirada a escrever... Mas agora uma história cuja qual se identifique e se encontre nela!

"Por favor, diga que irá. Por favor, diga-me que, apesar de tudo, você irá. É pedir muito, mas rezo para que o fogo que ainda arde em mim também queime em você. Estarei esperando.
Seu,
Elliot." - Pág. 125

"E então, de repente, braços me envolveram. Não vacilei ou me afastei; eu conhecia seu toque, conhecia o cheiro de sua pele, o padrão de sua respiração - eu conhecia tudo de cor." - Pág. 150

"Apenas senti o calor do fogo em meu rosto, e a respiração de Elliot na minha pele. Era tudo o que eu queria sentir." - Pág. 151

Durante a leitura fiquei apreensiva no desenrolar da história de Esther e Elliot. Mas ainda mais com o triângulo amoroso que estava sendo criado por Emily, Greg e Jack.
Mas também na descoberta dos segredos guardados a sete chaves por Bee, Evelyn, Henry e sua própria mãe.

"Gred me levou de volta para casa de Bee, e antes que eu saísse do carro, ele disse.
- Ele é um cara de sorte, seja quem for.
- Quem é um cara de sorte?
- O cara que fica com você no final." - Pág. 156

"Bee olhou para mim, preocupada, como se o simples pensamento de ter Jack por perto lhe causasse grande consternação.
Evelyn ignorou o mau humor de Bee.
- Você se ilumina quando fala sobre ele." - Pág. 168 

A escrita da autora Sarah Jio é incrível, todos os acontecimento ocorrem no mês de Março e ela conseguiu dar todo um toque de simplicidade no enredo considerado tão complexo, nos colocando a ler o primeiro capítulo e não querer parar mais!

- Amostra simbólica de como deveria ser o estuário e  a casa de Bee!
*-*

O estuário - cenário - criado para vivenciar a história de todos os personagens, não poderia ter sido mais perfeito!
E as chances do livro de não se tornar o favorito dos blogueiros e leitores são mínimas, 'abaixo de zero'!
Editora Novo Conceito caprichou na diagramação do livro, coisa mais linda as violetas no rodapé de cada página e início dos capítulos! Simplesmente em ressaca literária!!


- Este livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.

8 comentários

  1. Após você me dizer que estava amando o livro fiquei super curiosa para ler, estou aguardando o meu chegar. E estava esperando por sua resenha. Simples e doce, me cativou, fiquei com muita vontade de conhecer Emily e sabe da trama e triângulo amoroso. Muito lindo *-*

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, sumida!
      Eu simplesmente me apaixonei pelo livro, NC super caprichou na escolha do título para publicação!
      Não irá se arrepender da leitura flor! :D

      Beijos!
      :*

      Excluir
  2. Que resenha pefeitaaaa *-* , to lendo várias resenhas do livro e todas estão sendo mais que positivas ameiii tudo nelel, a capa, a sinopse e todas as resenhas que eu li , quero muito ler o livro, e por mais perfeito que pareça por ter ganhado uma promo do blog, logo logo também vou poder me apaixonar pelas violetas de março ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Lauro! :D
      Logo, logo seu livro estará chegando em sua casa! Assim que postar lhe encaminho o código de rastreio Lauro!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Dri, você aumentou minha vontade de ler esse livro, haha.
    Realmente a NC caprichou da diagramação.
    Pena que da ressaca literária, já estou em uma e não quero entrar em outra tão cedo.
    Queria ter lido no mês de março. Gosto quando a gente tá no mesmo mês que o do livro, não sei por que, mas me sinto mais dentro da estória, hehe.
    Beijos.
    Guilherme - O Meu Divã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de ter lido no mês de Março, Guilherme... Mas infelizmente os kits ainda não haviam sido enviados!
      Mesmo que não tenha acontecido a leitura no mês que envolve o enredo da história, de nada desmereceu o livro ter realizado a mesma no mês de Abril!
      Super recomendado, irá gostar!
      Beijos!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha Dri! Estou ansiosa para ler As Violetas de Março! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nêssa!
      Fico feliz que tenha gostado e a leitura está super recomendada, tenho certeza de que não irá se arrepender! :D
      Beijos!

      Excluir