[Editora Novo Conceito] Livros de CORTESIA, sendo VENDIDOS!

Oi amores, como estão?
Vamos falar de livros hoje? 

Vamos falar da venda deles na internet, na sua livraria preferida, no sebo que você gosta de visitar vez e outra?
Que tal, essa história, você vai naquele sebo amigo, olha tudo que tem de interessante e uma capa linda lhe chama atenção. O livro é novo e bonito. Você dá aquela folheada amiga nele e encontra um carimbo discreto na capa, modesto “CORTERSIA” ou então “EXEMPLAR DE CORTESIA. NÃO PODE SER VENDIDO”. Você ignora e leva mesmo assim.

Epa! Epa! Você e o dono do sebo estão fazendo isso errado.

Livros de cortesia. Aqueles exemplares lindinhos que um blogueiro, jornalista, mídia social, seja lá o que for, recebe, não pode ser vendido.



”Ahhh, mas porqueeeeeeeeeee? Quero tanto vender uns livros que ganhei de cortesia para fazer um din-din extra”

Até onde sei não existe uma leia que “proíba” a prática. Mas é questão de bom senso, ética da pessoa.
Parceria não deixa de ser um negócio “lucrativo” (embora não seja rendável para o blogueiro), o livro que recebe da Editora é um preço pago pelo seu serviço. Você vai ler, vai resenhar, falar dele em seu blog! 
Vender um livro com carimbo de “Cortesia” é anti-ético e dependendo da seriedade da coisa é estorço e pode dar cadeia (de acordo com as minhas pesquisas) SIM!
Então imagine você, querido leitor. Um belo dia vê sua estante lotada de livros e ficou afim de vender alguns e acaba fazendo um bazar em seu blog?
Pode parecer algo inocente, mas não é! 
A coisa fica pior quando se faz tudo em baixo do nariz das suas Editoras parcerias. Aquelas mesmas que que enviam livros para você esperando ao menos sua resenha, gostando ou não.
As mesmas Editoras que a gente meio que tem relação de amor e ódio sabe? (Quem nunca ficou revoltando com atrasado ou com falta de resposta de e-mail?) essas mesmas gente.
Por mais que elas, digo todas, ás vezes, faltem um pouco conosco é uma vergonha qualquer blogueiro se aproveitar de livros de cortesia e sair vendendo por aí. 


(Se você achar um livro com carimbo como esses não compre e reclame!)

O texto de hoje é em resposta a uma situação mega delicada que vi na sexta feira, depois que algumas amigas de blogues estavam denunciando – o que achei super engraçado, vi no meio da tarde a coisa toda e acabou sendo eu o estopim de fazer barraco no twitter, e nem tenho tantos seguidores para fazer barraco quem acompanha o meu blog, no twitter, instagram ou até no Facebook sabe bem disso.
Se deu discussão é por que muitos acharam a prática errada! E SIM GENTE.. É ERRADO.
Galera, povo reclama que o País não vai pra frente, mas é situação desse tipo que nos dá exemplo da bagunça.
Então gente! Se você é desse tipo: O livro é meu faço o que eu quero! Beleza, faça o que quiser com ele! Mas se for de cortesia não venda!
Livro de cortesia você pode trocar, você pode doar, você pode presentear. Não venda. Um trabalho suado de muitas pessoas.

Repassem e denunciem blogueiros anti-éticos que estejam praticando deste ato!!

Créditos: Blogueira Helana
Blog: In The Sky

12 comentários

  1. Vi essa confusão no twitter e estou esperando o posicionamento da editora, pois até agora não vi nenhum pronunciamento da mesma...

    ResponderExcluir
  2. Não vi nada no twitter; facebook ou afins. Entretanto li e reli teu texto. Li e discordo:

    Não acho que seja anti-ética, é um trabalho com inúmero esforços (editor, designer, escritor e milhares de outras profissões), mas o livro foi dado ao blogueiro e - aparentemente, ele pode fazer o que quiser. Fora também que os livros que não são de cortesia levaram o mesmo trabalho dos que são cortesia - e se um pode ser vendido (o que não é de cortesia) o outro tem a mesmas condições.

    Tu citaste sobre "doar, trocar"; bom, se tu estás em uma situação financeira não muito aplaudível, possui muitos livros em casa e quer vendê-los, venda-os. É uma forma das pessoas conhecerem o trabalho da editora, do autor(a).

    Não estou te criticando (aliás, quero mesmo te parabenizar... Estes blogs contemporâneos não fazem nada além de opinar e sorteios; posts interativos, cabeças abertas, são coisas do passado para alguns - mas te confesso que adoro, haha), mas o blogueiro deve ter todas as opções do mundo quando o assunto é referente a livros, embora eu nunca tenha feito isso, não vejo problemas anti-éticos... E não acho que falta de ética seja um valor atribuído a mim.

    Pesquisei - com parentes e minha adorada google - e não sei em que clausula esta prática [vender livros de parceria] pode dar cadeira. Se tu puder aprimorar tuas justificativas, ficarei feliz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme você leu toda a postagem?
      Não, você não leu, pois então vou destacar uma parte aqui: “Até onde sei não existe uma leia que “proíba” a prática. Mas é questão de bom senso, ética da pessoa.”
      Ou seja, não existe uma leia que proíba. Vender uma coisa que você ganha como cortesia pode não ser crime (e sim dependendo de como você está procedendo com a venda, pode dar complicações jurídicas sim!), mas é anti ético, é feio. Imoral.
      O carimbo de cortesia está ali não é para enfeitar o livro, mais para dizer que o livro foi enviado para um “trabalho” de parceria entre Editora-pessoa.
      É como amostra grátis. Se você vender amostra grátis também não é correto.
      E sim, é feio, é muito feio alguém abrir uma loja e colocar livros para vender. Se a pessoa precisa de dinheiro, vá trabalhar, faça um brechó, mas livros de cortesia não pode ser vendido assim.
      As Editoras não vão fazer um pronunciamento a respeito disso jamais. Porque existe várias pessoas que estavam vendendo coisas dessa maneira e por fontes muito seguras eu sei que elas vão pagar de alguma forma pelo que fizeram.
      Algumas Editoras receberam uma série de denúncias sobre isso, outros blogueiros, assim como eu esperam que elas destaquem isso em suas regras de parceria, é o mínimo que aqueles que fazem um trabalho do bem merecem

      Excluir
    2. Informar-te-ei um detalhe: não comento sem ter lido todo o post. Li e discordei. Vejo-me, porém, em péssimo estado, visto que teus comentários são agressivos (falta de argumentação, eu direi. Mas ética também serve para comentar com respeito - e sim, tu não me faltou com respeito, mas dá para sentir as palavras usadas e seus efeitos).

      Não há nada que proíba, contudo a blogueiro ressaltou que quem vende por ir preso. Bom, isto não é uma leia pelos advogados da minha família (só não diga que eles não são bons, por favor... Não te metas em esquinas que tu não pode aguentar).

      Feio é outra questão de opinião. Para mim, feio é deixar vários livros na estante (cujo dono(a) não lê), tendo várias pessoas que não gostam de livros empresados (tem gente assim!) e não vendê-los para elas; feio é aprisionar histórias, carimbadas ou não; feio, também, é passar dificuldades, aliás, para vender livros de cortesia, que, por obrigação, tem que ser vendido por preço baixo, em dificuldades deve estar.

      Não entendo os pronunciamento de vocês. É feio; incorreto; não é ético. Vocês não entendem de ética, caso eu venda, não estou faltando com respeito a ninguém. O livro foi me dado, o livro por mim foi vendido, caso queira, ou não.

      Por estas e outras que não me disponho a ter sites literários, muita voz para pouca boca.

      Carinho!

      Excluir
  3. Discordo do colega acima! Se a Editora confia no blogueiro para lhe dar livros, são para que os mesmos sejam resenhados e não vendidos! É cortesia e o blogueiro não pode fazer o que quiser, a Editora deposita confiança no leitor e ele faz isso? Para mim é anti-ético sim!
    Gostei do post e vou repassar. Acho uma falta de respeito e acho também uma atitude imoral vender livros de cortesia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lara, eu até cheguei a conversar sobre isso com um advogado amigo da minha família. Ele realmente disse que não existe uma lei que proíba, mas se as Editoras se sentirem ofendidas elas tem todo o direito de processar sim e isso pode ser bem grave - como por exemplo uma pessoa que faz uma loja virtual e vende, pode dar dor de cabeça a ele.
      A questão mesmo pelo que conversamos é a parte de ética da pessoa e aquela velha história, brasileiro tem a mania da malandragem "não dá nada mesmo.."
      por isso que muitos acham que vender livro de cortesia não tem problema. :(

      beijinhos.

      Excluir
  4. Esse realmente é um assunto polêmico. Eu acho que se o blogueiro quer vender alguma cortesia deve entrar em contato com a editora. E se a editora não liberar a venda.. doa..tem tanta criança que adoraria ganhar um livro, tanta biblioteca precisando.
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  5. Fiz um post desses no mês passado, perguntando a opinião das pessoas sobre troca e venda de livros de parceria. A conclusão? Todos que comentaram no post concordaram que a venda é totalmente errada e, mesmo a troca, só deve ser feita com o seu exemplar (não o que foi pedido para sorteio) e após LIDO e RESENHADO, com a pessoa interessada no livro sabendo disso para poder decidir se ainda vai querer ou não. Agora, vender? De jeito nenhum. Porque é um exemplar que a editora cedeu de graça para o parceiro, confiando em seu trabalho de divulgação, o lucro não vai para a editora, apenas pro bolso do indivíduo que decide tomar essa atitude. Perdoe-me os que são contra, mas acho isso anti-ético, SIM.
    Beijos,

    Anna - Querida Prateleira

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu acho que esse assunto sai do ramo literário e entra no ramo pessoal. A pessoa que faz isso está fazendo por má índole. Eu acho que vender um livro não é ajudar na divulgação, afinal se uma pessoa quiser comprá-lo é só ir em uma livraria. Dar de presente é ajudar na divulgação... Enfim, cada qual com seu cada qual.
    Sou absolutamente conta a venda de livros de cortesia.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu ganhei um livro de cortesia em um sorteio, a editora me mandou, não as donas do blog. Ou seja, suponho que elas tinham um de cortesia, resenharam e informaram a editora que gostaria de fazer um sorteio do livro. Ou seja, quando a editora aprova, ela manda um livro novo, e não o que ela mandou para as resenhistas. Isso nos faz crer que a editora faz de tudo para as blogueiras ainda ficarem com o livro de cortesia que elas recebem.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, isso é absurdo, poxa. Meus livros de parceria não vêm com selos de cortesia, mas é uma cortesia. Não venderia porque tenho o MAIOR carinho por eles, e também não acho certo. Tem gente não entendendo direito o que é uma parceria, então se não entende, não entra né?
    E como você bem disse: pode até não ter lei sobre isso, mas também nem precisa ter pra gente sabe que é errado...
    Parabéns pelo posicionamento.
    Beijos.

    www.despindoestorias.com

    ResponderExcluir