Resenha - Ler, Viver e Amar

Título: Ler, Viver e Amar
Autoras: Jennifer Kaufman e Karen Mack
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 317
Onde Encontrar: Skoob
Onde Comprar: Casa da Palavra

Dora cura a sua tristeza lendo - às vezes por dias consecutivos. Separada pela segunda vez, sua vida se resume a ficar na banheira com vinho e livros - de Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen. Best-seller e livro cult na Costa Oeste americana mostra como a boa literatura pode ser reconfortante e um chave contra os momentos mais difíceis da vida. Tudo isso tendo como cenário a luxuosa Los Angeles, suas lojas, paisagens e ruas que moram no imaginário dos amantes de cinema e dos seriados de TV.


Já faz algum tempo que estava desejando ler este livro! Primeiramente por o mesmo ter sido inicialmente publicado com o título Ler, Viver e Amar em Los Angeles e logo se tornou um sucesso de público e crítica, transformando-se em um cult na região da Costa Oeste dos Estados Unidos.  E Agora a Editora Casa da Palavra relançou a mesma obra com uma denominação mais singela: Ler, Viver e Amar. Com uma capa super bem trabalhada e chamativa.

A história de inicia mostrando que Dora enfrenta pela segunda vez, mais um divórcio e que não é mais nenhuma jovenzinha. Era uma importante jornalista do famoso jornal Times, mais por diversos problemas pessoais (separação de Palmer) e familiares (o adoecimento do pai) abandonou a carreira, encontrando-se desempregada e vivendo sustentada por uma herança bem considerável deixada por seu pai!

“...(emprestei para Virginia meu exemplar de Madame Bovary, que deveria estar bem ao lado dele, e ela jamais devolveu. Vê? É por isso que não empresto livros. Isso acaba com minha biblioteca)...” Pág. 20

A existência de Dora estava vinculada intimamente à literatura, pela qual ela é realmente compulsiva. Não havia qualquer problema ou obstáculo que não pudesse ser vencido com a ajuda da literatura. Ela passava dias seguidos trancada em seu banheiro na companhia de um bom vinho, uma banheira quentinha e com pilhas e mais pilhas de livros. Os dias se transformavam em noites e ela somente beliscava algumas coisas no armário da cozinha.

“As pessoas que trabalham na livraria são parte essencial de toda a magia.” Pág. 23

A protagonista cresceu em estreito contato com esta esfera do saber, em constantes viagens literárias, passagens por recantos nos quais autores famosos residiram, jornadas por lugarejos que inspiraram romances clássicos. Os livros, personagens e autores eram o remédio para sua melancolia e era com eles que ela consegui restaurar o seu estado emocional.

“Mas, para mim, a leitura é muito mais que isso. Os livros ensinam a você como outras pessoas pensam, o que estão sentindo e como se transformam de seres comuns em seres extraordinários. Muitas vezes elas são tão atraentes e inteligentes que você prefere passar o tempo lendo sobre elas a fazer qualquer outra coisa.” Pág. 77

Mas sua irmã Virginia e a melhor amiga, Darlene, muito divertida, se inquietam com este comportamento da protagonista, pois acham loucura alguém se afastar assim do convívio social. Afinal, para elas, esta é a maneira que Dora encontrou para não enfrentar a vida real.

É quando acontece o inesperado. Em uma visita à livraria – não poderia ser outro o cenário, não é mesmo? – ela conhece Fred, um vendedor lindo, engraçado e encantador (como ela o descreve) que conhece tudo sobre o universo literário. Durante o envolvimento dos personagens, aparecem durante a leitura momentos super hot e picantes entres os dois. 

Mas quando Dora realmente aceita entrar e tentar esse novo relacionamento, entrando em contato até mesmo com a família do namorado, seu ex-marido, Palmer, volta a aparecer em seu caminho. Fazendo com que lembranças e momentos esquecidos ou até mesmo adormecidos por Dora, se aflorem e voltem a tona. Resta saber para que lado se inclinará o coração desta colecionadora de livros.

“Duas da madrugada. Quando eu estava casada com Palmer, essa era a hora em que ele se mexia, depois eu me mexia e depois ele se virava e eu me virava, e nós nos acomodávamos em um abraço confortante onde nossos corpos se encaixavam como peças de um quebra cabeça. Disso eu sinto saudade.” Pág. 96

A história narrada tem como paisagem a glamorosa cidade de Los Angeles povoada por lojas de grifes, imagens e ruas que protagonizam inúmeros filmes e séries televisivas
A obra traz inúmeras passagens de famosos escritores e referências fantásticas. No fim do romance o leitor pode encontrar uma lista (precisamente de 7 páginas) com todos os livros indicados ao longo da história. Que diga-se de passagem, desde os mais populares ao desconhecidos. E claro, eu super recomendo a leitura! Você vai se identificar (assim como eu), se encantar, rir e chorar com a Dora.


- Este livro foi uma cortesia da Editora Casa da Palavra!

12 comentários

  1. Nossa!
    Pela sua resenha o livro parece ser muito bom mesmo!
    Adorei os quotes que você escolheu!
    Vou add na minha lista de leitura, não conhecia esse livro!

    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da resenha e dos quotes! Super recomendo a leitura do mesmo, você irá adorar!
      Beijos!
      Volte sempre!!

      Excluir
  2. Ainda não havia ouvido falar do livro mas gostei bastante. Só a sinopse já me atraiu e a sua resenha ajudou a coloca-lo na lista de desejados! kk

    Adorei os quotes, são maravilhosos!

    Beijos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, realmente o livro é pouco conhecido! Mas vale a pena se aventurar na leitura, você irá adorar!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e dos quotes!
      Beijos! :*

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Dri! Estou ansiosa para ler Ler, Viver e Amar em Los Angeles! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nessa! Fico feliz que tenha gostado da resenha e super indico a leitura, você irá se encantar!
      Beijos! :*

      Excluir
  4. Opa, acabei de acrescenta-lo em minha lista! Adorei sua resenha.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrine! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que eu tenha lhe ajudado novamente a acrescentar mais um livro resenhado aqui na sua lista de leitura!
      Beijos! :*

      Excluir
  5. Adriiii
    adorei sua resenha, muito linda!
    Me empresta este livro?
    Beijos
    Ili Bandeira
    http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ili! Fico feliz que tenha gostado da resenha miga! :D
      Empresto sim!
      Beijos! :*

      Excluir
  6. que legal.
    eu nao daria nada por esse livro, parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?
      Várias pessoas não dão nada pelo livro, mas realmente vale a pena a leitura do mesmo! Beijos! :D

      Excluir