De onde vem o cheiro dos livros?

Olá leitores(as), tudo bem?
Hoje dando uma olhado no face, acabei compartilhando uma imagem postada pela Agnes do blog Rascunhos e Borrões, onde estava escrito "Nerd Girl Problem - Cheirar Livros" ... eu simplesmente tenho esse hábito (melhor... mania)!
Então olhando na net achei uma explicação para o cheiro dos livros, espero que gostem da matéria e comentem!

Beijos!




É o argumento final dos indefectíveis do formato impresso: o cheiro do livro, que nunca poderá ser substituído pelo inodoro ebook. Mas afinal de onde vem o cheiro dos livros? É isso que nos explica o Richard do AbeBooks neste vídeo baseado numa pesquisa realizada pela University College London, em Londres.
Um livro de papel é feito de material orgânico que reage ao calor, à luz, à humidade e, sobretudo, aos químicos usados na sua produção. O cheiro é produzido precisamente pela reação do material orgânico a estes factores.

10 comentários

  1. Hahaha! Eu tb cheiro livros.

    Já ouvi falar que até perfume com cheiro de livro existe no mercado. Vê se pode rsrsrsrs

    Adorei o post

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Eu vi em algum blog, agora não lembro qual, que será lançado nos EUA um perfume com cheiro de livros! Perfeito né?! Eu já quero.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  3. Adoro cheiros de livro, não importa se é novo ou velho...

    ResponderExcluir
  4. Não posso cheirar livros velhos, a rinite me mataria,kkkk.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  5. que legal! bom, provavelmente eu já sabia disso... é meio óbvio, não é?
    um produto orgânico e ações químicas...
    mas enfim, nem tudo ta na cara!
    eu também faço isso, mas não sou viciada kkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu amo o cheiro do livro Senhora_José de Alencar que tem na biblioteca da minha escola, eu peguei pra ler,e o bixim tava todo velhinho já todo antigo, deu nem vontade de devolver, tinha cheiro de madeira e meu pai trabalha em cerraria, ai faz lembra meu pai *-*. Bem, tive que devolver, não sem antes rasga a capa(como eu disse tava velhinho_e ainda leve carão).

    ResponderExcluir
  7. A e olha que eu nem gosto de cheiro de livro velho, eu achei uns que era do meus tios lá na casa da minha vó, eram tipo livros classicos, capa dura, Peter Pan e Sondado de Chumbo, e sempre que pegava neles tinha que lava a mão, achava nojento. Mas Senhora, não *-* o cheiro me atraia e é claro a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Amei esse post! eu sou muito viciada em cheirar livros!! ja comprei um livro so por que ele tinha um cheiro bom rsrsrsr

    e quando fui ler o livro "heranca" eu quase surtei, um dos livros que mais tinha esperado, e o cheiro nao era de livro!! fiquei em choque rs.

    Mas serio, adorei isso, agora sei que não sou a unica que faz isso =)

    ResponderExcluir
  9. amei o post!!! sempre quis saber disso obg por postar ate + continue assim

    ResponderExcluir
  10. Adoro cheiro de livro... quando não tem mofo, claro!

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir