Resenha: O Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks

Título: Diário de Uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Páginas: 244


Sinopse:  
"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. "

“Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar. Não tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares aonde ele me levou; talvez sobre outras coisas eu tenha reclamações, suficientes para encher uma tenda de circo, mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo, e tampouco gostaria que tivesse sido de outro jeito.”



Falar dos livros do Sparks acaba sendo redundante. Mais uma vez ele nos deixa com o coração na mão e uma história linda.
Diários de uma paixão foi o primeiro livro publicado de Sparks e, na minha opinião ele começou contando sua melhor história.

Diário de Uma Paixão (The Notebook) conta a história de Noah e Allie. Os dois se conheceram em um parque na cidade de Nova Berna, onde Allie, filha de pais ricos tinha ido passar suas férias de verão. Os dois logo se apaixonaram e tiveram um verão mágico, andando de canoa no rio, passeando pela cidade ou deitados debaixo de um grande carvalho onde Noah lia poesias para Allie. Até que chega a hora de Allie ir embora e eles tem que se separar.

Depois de muitos anos, muito sofrimento e muitas cartas de Noah escondidas pela mãe de Allie, ela vê, nas vésperas de seu casamento com Lon, um famoso advogado, uma reportagem no jornal falando sobre a restauração de uma antiga casa de fazenda em Nova Berna feita por um certo Noah Calhoun. Allie resolve voltar até Nova Berna e aos sentimentos que viveu no passado.

Toda a história é contada por Noah (Dick) para sua esposa que tem o Mal de Alzheimer. Apesar de toda a história de Noah e Allie ser muito tocante, a história de Noah, já no asilo, é a mais emocionante e é onde podemos sentir toda a verdade e todo o amor entre Noah e Allie e como o amor pode mudar as pessoas e quem está em volta delas.

O livro é bem pequeno e muito fácil de ler. Pode parecer mais do mesmo de Sparks, mas cada livro dele desperta um sentimento diferente. Esse livro especialmente foi escrito em uma época em que o Mal de Alzheimer estava muito na mídia e é bem legal para quem não tem conhecimento sobre a doença, pois é um tema abordado de forma bem simples e interessante e por isso podemos perceber uma realidade maior na história.

O filme “Diário de Uma Paixão”, baseado no livro foi filmado em 2004. Não vou dizer que é igualzinho ao livro, mas a essência e os sentimentos que ele desperta são os mesmos. O filme é lindo e profundo e vale a pena, mas o livro tem detalhes da história que fazem falta no filme.

14 comentários

  1. Eu já assisti o filme uma par de vezes e em todas as vezes eu chorei, feito criança. Ainda não li o livro mas ele esta na minha de leitura para esse ano. Tomara que eu goste, tanto como eu gostei do filme.
    Abraços.
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brubs, o filme é realmente fascinante. Eu, uma amiga e meu namorado choramos feito crianças também qndo vimos o filme. Mais o livro tem detalhes que fariam o filme mais perfeito ainda. Vale a pena ler! Beijos!

      Excluir
  2. Eu não sou muito fã desse livro do Sparks, mas agrada a muita gente.
    beijos florrrr
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriana..
    Obrigada por seguir o meu blog(Por dentro da Literatura)...
    jah estou seguindo seu... adorei seu plano de fundo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obga Gabriela por seguir e ter gostado do plano de fundo!
      Beijos!

      Excluir
  4. Já vi o filme e fiquei com medo de ler o livro HAHAH mas ele está aqui me olhando. Gostei da resenha! =D

    ResponderExcluir
  5. Adriana, já vi o filme várias vezes -e chorei todo final, chorei de soluçar :X -, comprei o livro mas ainda não o li! preciso lê-lo para fazer uma comparação, né? rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com (tem postagem nova, viu?! rs)

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Todo mundo comenta isso: a essência é a mesma.
    Eu espero não me decepcionar com a leitura, pois amo o filme
    Meu favorito!

    Adorei o blog, o fundo *.* estou seguindo

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Excelente resenha! Fiquei com vontade de ler, mesmo nao sendo esse o meu gênero preferido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog,obrigada por ter visitado o meu,já estou seguindo de volta!Amo os livros de Nicholas Sparks...
    bjos
    http://modadajuuhcastro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como sempre, o livro é sempre melhor do que o filme. Mas, adoraria lê-lo, vai pra minha lista.
    Você pediu , e já estou aqui te seguindo. Adorei aqui.
    Um bjão, bom final de semana
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  10. Adriana , adorei seu blog ! e obrigada por me seguir :)



    Beijos,da Gi ;*

    ResponderExcluir